Cinco dicas para você que está pensando em morar sozinho
Voltar para o blog

Cinco dicas para você que está pensando em morar sozinho

Sair da casa dos pais para alcançar a tão sonhada independência é um grande momento, não é mesmo? Pela primeira vez, você estará livre para fazer o que quiser, da maneira como quiser e no seu tempo e lugar. Contudo, é o momento também de você cuidar de tudo que envolve viver sozinho, desde pagar as contas, fazer o tradicional rancho do mês, e claro cozinhar a própria a comida.

Por isso, escrevemos este post aqui para ajudar você a ter uma experiência muito mais fácil e agradável morando sozinho.

Analise a situação

A primeira dica pode parecer muito simples, mas é crucial: a primeira coisa que você precisa fazer é analisar bem sua situação. Primeiro, qual é o seu orçamento? 

E este é o passo mais importante, porque isso dependerá do resto.

Quando tiver certeza do quanto gasta mês a mês, pense na melhor opção: morar sozinho ou com amigos, alugar um apartamento ou apenas uma peça. Por exemplo, você sabe quanto custa alugar um apartamento em Pelotas?

Como dica, considere que o orçamento mensal deve incluir além do contrato de locação, contas, despesas comuns, compras em supermercados e todas outras pequenas despesas rotineiras.

 

Seja realista

 

Se você começou a trabalhar recentemente e ainda está no período de experiência, ou se você é estagiário, pense seriamente na hipótese de dar tudo errado e você ficar sem emprego e ter mais 12 longos meses de contrato de aluguel para honrar. Pode parecer muito pessimismo, mas é importante pensar isso na sua decisão. O mesmo vale se você for autônomo ou freelancer. Isso permitirá que você planeje melhor o tipo de independência que pode alcançar. Nesses casos citados, o mais aconselhável é reservar uma boa quantia de dinheiro, por segurança, para caso passe por meses difíceis, terá um fôlego até as coisas melhorarem.

Crie listas, muitas listas

As listas são as melhores, porque servem bem para colocar organizar tudo, na ponta do lápis.

Quando tiver clareza sobre seu orçamento e onde vai morar, faça uma lista das coisas que você tem e outra com as coisas que você precisará. Por exemplo, talvez seus pais lhe dêem algumas coisas que eles vinham guardando para este momento, (ou não), seus tios ou avós, podem te dar aquele sofá velho que ainda dá pro gasto, ou aquele fogão que está quase novo por falto de uso. Mas isso no melhor cenário, o mais provável é que você precise comprar alguns itens de mobília e muitos outros de bazar. Acredite, bazar é consumirá boa parte do seu orçamento inicial.

 

Pense no essencial

Na lista de itens necessários, escolha os itens essenciais e economize para comprá-los o mais rápido possível, antes do grande momento. O que são essas coisas? Depende de cada um, mas, em geral, o básico para morar sozinho é: a cama, a geladeira, um fogão e algo para se sentar.

Uma boa opção é recorrer aos famosos grupos de classificados do Facebook. Acredite, este é o verdadeiro shopping Center de quem está se aventurando na jornada de viver sozinho.

Faça a sua tão esperada mudança e divirta-se


Por fim, o mais importante: divirta-se! Agora que você tem seu próprio espaço, convide os amigos para fazer aquela bagunça inaugural ou melhor, chame seus pais familiares para um chá, café ou chimas na casa nova. Outra dica importante é adicione pequenos detalhes que fazem com que pareça uma casa nova e com o jeito.

 

Se você está prestes a dar inicio ao seu vôo solo, convidamos você a vir aqui na Oliveira Imóveis, onde temos as melhores opções caso você queira alugar ou comprar um imóvel novo para morar.

Agende um café conosco!

 

Gostou do conteúdo?

Então compartilhe nas redes sociais e marque aquele seu amigo(a) que está pensando em morar sozinho.

Outros posts

  1. Quanto custa alugar um apartamento em Pelotas

    Quanto custa alugar um apartamento em Pelotas

    Quanta custa alugar um apartamento na cidade de Pelotas?   Escolher um imóvel para alugar é, sem dúvida, uma das decisões mais importante da sua vida. Pesquisar muito e contar com a ajuda de especia...

  2. Por que o Central Park é uma ótima opção para morar em Rio Grande?

    Por que o Central Park é uma ótima opção para morar em Rio Grande?

                  O Central Park é um bairro planejado de Rio Grande-RS, idealizado para ser a melhor opção para construir e morar na cid...

  3. Oito dicas para economizar dinheiro

    Oito dicas para economizar dinheiro

    Todos nós queremos economizar dinheiro, seja para comprar um imóvel novo ou até mesmo mudar-se para um bairro melhor, todavia convenhamos que esta não seja uma tarefa muito simples, né? Seguidament...

Este site utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação.